Para ter um projeto social, não basta apenas uma boa ideia. É preciso, de antemão, saber lidar com os riscos que permeiam os projetos sociais. Também é essencial envolver muito trabalho, e, principalmente, planejamento. Não tem como levar um projeto para frente sem estruturar. Sendo assim, é preciso ter algumas ferramentas de apoio para gestão de projetos sociais. O marco lógico e OKRs, por exemplo, podem contribuir para um impacto positivo quando bem conectados ao que foi planejado. Confira o artigo da Ink Inspira e entenda mais sobre esses dois mecanismos!
Quais são as 2 principais ferramentas de apoio para gestão de projetos sociais?
1 – Marco lógico
O Marco Lógico é uma ferramenta que foi desenvolvida em 1970 pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Em formato de matriz, ela é utilizada como meio de auxiliar a organização a definir seus objetivos, onde quer chegar e o caminho a ser traçado. Assim, ainda que tenha sido concebida há cinco décadas, continua ajudando na resolução de um dos principais desafios vivenciados pelo setor social: o estabelecimento de metas centrais e a redução de conflitos.
Geralmente, utilizam-se quatro linhas e colunas que ajudam nessa definição. A ferramenta é utilizada na gestão dos projetos sociais em todas as etapas. Isto é, auxiliando a organização tanto na elaboração do planejamento inicial, quanto nas fases de implementação, monitoração e avaliação do impacto social, por exemplo. Assim, ajuda as organizações a garantir o êxito de seus projetos.
2 – OKRs
A segunda entre as ferramentas de apoio para gestão de projetos são as OKRs. Vindo da sigla para “objectives and key results” em inglês ou “objetivos e resultados-chave” em português. De forma resumida, são metodologias de gestão que servem para impulsionar um time a atingir objetivos considerados desafiadores.
Como as OKRs funcionam? Basicamente, se estabelece:
- um objetivo qualitativo que a empresa deseja atingir, que seja significante e concreto, além de mensurável e específico;
- resultados-chave quantitativos claros, que demonstrem como a empresa deseja atingir e alcançar esse objetivo, estipulando-se um prazo. A partir de seu alcance, chega-se mais perto de realizar o objetivo,
Ou seja, com essa ferramenta, quando ao final de um determinado período todos os resultados-chave de um objetivo foram atingidos, o objetivo em si foi alcançado.
Quando há esse cumprimento do prazo, aqueles que atingirem as metas recebem recompensas (previamente estipuladas). Assim, tem-se um estímulo, otimizando o alcance dos resultados esperados.
Como o marco lógico e os OKRs se relacionam?
As duas ferramentas de apoio para gestão de projetos podem ser utilizadas juntas, otimizando os resultados. Por exemplo, quando há dificuldade de estabelecer objetivos e metas para uma iniciativa social e qual caminho será trilhado para seu alcance. Nesse caso, o Marco Lógico será utilizado. Após esse propósito ser estabelecido, surge a questão: como alcançá-lo? Assim, utiliza-se os OKRs, que servirão também como forma de aperfeiçoar esses objetivos, criando também os resultados-chave que ajudarão para que essa meta seja atingida.
Ambas ferramentas se interligam e podem ser utilizadas em conjunto para o aperfeiçoamento do planejamento, bem como otimização do alcance de metas!
A Ink Inspira te ajuda a montar seu projeto social!
Agora que você já sabe quais são as duas principais ferramentas de apoio para gestão de projetos sociais, conte com a Ink Inspira. Nossa empresa oferece gestão de projetos sociais e mentoria social para você garantir o sucesso do seu projeto.
Aproveite e baixe no campo abaixo um dashboard para gestão de riscos. Além disso, em nosso curso de Gestão de Projetos você aprende a montar o seu projeto com facilidade e métodos ágeis. Entre já em contato e tire suas dúvidas!
0 comentários