Para garantir o sucesso do planejamento, todo projeto precisa ter uma política definida. Além disso, precisa assegurar-se de que esta seja realmente colocada em prática, de forma adequada à empresa, sem fugir do acordado anteriormente. Esse trabalho de criar e acompanhar o processo de colocá-la em prática é da governança. Mas, você sabe como ela funciona? Neste artigo, a Ink Inspira explica mais sobre a governança em projeto social. Acompanhe para saber mais!
O que é governança em projeto social?
De maneira resumida, governança em projeto social estabelece a estrutura de gerenciamento dentro da qual as decisões do projeto serão tomadas. É um método de gerenciamento usado para desenvolver, comunicar, implementar e monitorar os procedimentos de um planejamento. Trata-se de um conjunto de processos, leis e costumes que norteiam a administração de um projeto. Basicamente, ela deverá definir e cumprir normas e procedimentos a fim de alcançar o sucesso do projeto, como dito acima. Além disso, as boas práticas definidas previamente ajudam a evitar:
- – corrupção;
- – falta de prestação de contas;
- – desalinhamento;
- – não cumprimento da legislação, entre outros.
Como funciona a governança em projeto social?
Agora, vamos entender como funciona a governança em projeto social. Basicamente, ela busca definir e cumprir as normas estabelecidas e, assim, alcançar o sucesso com o projeto, como dito acima. Ou seja, garantir o impacto desejado com a criação do plano. Para isso, deve prestar contas, garantir a orientação de processos e assegurar a participação e integração de todo o grupo. Também é essencial ter uma visão estratégica e garantir transparência durante sua execução.
Assim, as principais funções da governança em um projeto social são:
- – esclarecer papéis e responsabilidades entre os membros da Governança;
- – definir estrutura e hierarquia, autoridade para tomada de decisão e níveis de tolerância para o gerente do projeto;
- – garantir conformidade legal do projeto;
- – aprovar e ajustar os planos do projeto;
- – fornecer diretriz sobre riscos e problemas;
- – relatar o progresso;
- – revisar o progresso do projeto.
Ou seja, todos os integrantes da equipe de governança devem participar, desde a fase de configuração e aprovação do projeto até seu encerramento, realizando as atividades citadas acima, aprovando mudanças e garantindo os devidos ajustes e apontamentos. Dessa forma, tudo se mantém de acordo com a aprovação de todos, sem causar confusão ou sobreposição de responsabilidades
Dessa forma, a governança pretende tornar o processo mais efetivo e eficiente, aumentando a qualidade do trabalho realizado e oferecendo maiores chances de sucesso ao projeto criado.
Como implantar governança de projetos?
Deseja criar uma governança em projeto social? Nós vamos te ajudar! Siga os passos a seguir:
1- Definir tamanho da estrutura de governança, ou seja, quantos membros farão parte;
2- Estabelecer a composição, indicando quais partes interessadas deverão fazer parte da governança e quem serão seus representantes;
3- Indicar papéis e responsabilidades;
4- Determinar periodicidade e política de assembleias e reuniões;
5- Preparar um documento com todos os itens citados acima, citando regulamentos, políticas e processos da governança.
Conheça a Ink Inspira, especialista em gestão de projetos sociais!
Este artigo te ajudou a entender melhor o que é e como funciona a governança em projeto social? Agora você quer saber como criar um projeto social? A Ink Inspira é uma empresa referência na transmissão e aplicação de conhecimento estratégico em gestão de projetos sociais. Nosso objetivo é garantir a melhor execução do seu planejamento. Por isso, oferecemos a mentoria e consultoria para projetos, bem com cursos virtuais e presenciais.
Se você quiser entender qual o contexto deste princípio em relação à gestão de projeto social, nosso curso de Gestão de Projetos e Programas pode esclarecer.
Entre em contato e conheça mais dos nossos serviços para auxiliar no planejamento do seu projeto!
0 comentários